Ministério da Saúde garante que o país não está na linha de risco da poliomielite

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2014 09h21

O Ministério da Saúde orienta dose de reforço da vacina contra poliomielite para quem vai viajar para o Oriente Médio, Ásia e África. A Organização Mundial da Saúde decretou emergência sanitária em função do aumento no número de casos de polio nos últimos seis meses.

A doença erradicada, na maioria dos países, inclusive no Brasil, tem retornado em nações em situação de conflito e com falta de saneamento. A coordenadora de doenças transmitidas por água e alimentos do Centro de Vigilância Epidemiológica, Bernardete Eduardo, explicou a paralisia.

*Ouça os detalhes no áudio

As crianças menores de cinco anos são as mais vulneráveis à doença viral que causa perda de força muscular e pode levar à morte. Em entrevista a Renata Perobelli, o professor Marcos Boulos, Titular de Infectologia da USP, orientou os brasileiros que irão viajar para países de risco.

O Hospital das Clínicas de São Paulo possui o Ambulatório dos Viajantes onde a vacina Sabin é encontrada. Apesar da vinda de estrangeiros ao Brasil durante a Copa, o Ministério da Saúde garantiu que o país não está na linha de risco da poliomielite.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.