Ministro considera “inaceitável” invasão de mensagens de negociador de paz
Bogotá, 27 set (EFE).- O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, qualificou neste sábado de “inaceitável” a infiltração ilegal de comunicações eletrônicas da qual foi vítima o chefe negociador do governo nos diálogos de paz com as Farc, Humberto de la Calle.
“Qualquer tentativa de abusar, de ter acesso à vida privada, aos direitos que tenha qualquer cidadão e de maneira especial aqueles que estão na equipe negociadora é inaceitável, inaceitável de qualquer ponto de vista”, disse Pinzón no município de Montelíbano, no departamento caribenho de Córdoba, onde liderou um conselho de segurança.
De la Calle denunciou em comunicado divulgado em Havana, sede dos diálogos de paz, que, segundo informação recebida de autoridades colombianas, em “operações ilegais” foram “invadidas” suas “comunicações pessoais”.
Segundo o negociador do governo colombiano, pelo menos em 17 ocasiões tentaram ter acesso a seu computador e e-mails e as comunicações através de seu telefone celular também podem ter sido vazadas.
O ministro da Defesa acrescentou que De la Calle “tinha algumas preocupações” sobre a segurança de suas comunicações eletrônicas pessoais e por isso pediu à Polícia que fizesse uma avaliação da situação, e foi assim como se descobriu o acesso ilegal. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.