Ministro da Defesa francês supervisiona voos de reconhecimento no Iraque
Dubai 15 set (EFE).- O ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, supervisionou da base de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda-feira, o início dos voos de reconhecimento franceses no Iraque, que auxiliam a operação antijihadista dos Estados Unidos.
Em discurso perante as tropas francesas instaladas em Al Dhafra, Le Drian garantiu que os voos se iniciaram “de acordo com as autoridades iraquianas e emiradenses”.
A operação representa a primeira ação militar ordenada por Paris no seio da coalizão internacional construída por Washington, e coincide com a conferência internacional que ocorre na capital francesa para combater o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Na base de Al Dhafra, a cerca de 30 quilômetros da capital Abu Dhabi, encontram-se estacionados seis caças franceses Rafale preparados para bombardear o território iraquiano.
Em agosto, os Estados Unidos iniciaram bombardeios seletivos contra alvos do EI no norte do Iraque, enquanto o Reino Unido ainda não efetuou ataques diretos e limita sua atuação a tarefas de espionagem e vigilância.
Le Drian deverá se reunir com autoridades locais nos Emirados Árabes Unidos, país que também deu apoio à coalizão internacional de Washington.
O ministro francês de Relações Exteriores, Laurent Fabius, havia confirmado que os primeiros caças começariam a sobrevoar o Iraque na manhã desta segunda e descartou o envio de tropas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.