Ministro da Fazenda afirma que economia começa a crescer

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/03/2017 11h56
  • BlueSky
DF - CONSELHÃO/REUNIÃO/TEMER - POLÍTICA - Os presidentes da República, Michel Temer (c), da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)(e), do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (d), participam da 46ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta manhã de terça-feira, 7. 07/03/2017 - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO André Dusek/Estadão conteúdo Conselhão presidente Temer

O Brasil voltou à normalidade e a economia já começou a crescer, disse hoje o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília.

Meirelles apresentou indicadores que mostram a retomada, como o aumento do fluxo de veículos leves nas estradas, produção de papelão ondulado usado em embalagens, as vendas de supermercados, importação de bens e a confiança do consumidor. “Isso mostra uma retomada da atividade e os dados vão vir”, disse aos conselheiros.

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 3,6% em 2016.

Pelo retrovisor

“O PIB que foi divulgado hoje se refere ao ano passado. É o espelho retrovisor”, afirmou o ministro.

Para este ano, a expectativa do mercado financeiro é que o PIB cresça 0,49%. “Quando o PIB cai muito em um ano e começa a crescer no período seguinte, de uma base muito baixa comparada com a média do ano anterior, o crescimento fica pequeno”, disse.

Henrique Meirelles afirmou acreditar que, no último trimestre deste ano,- comparado ao mesmo período de 2016, o crescimento poderá chegar a 2,4%.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.