Ministro das Relações Exteriores canadense renuncia ao cargo
Toronto (Canadá), 3 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Canadá, John Baird, anunciou nesta terça-feira sua renúncia em discurso no parlamento canadense, no qual também afirmou que abandonará nas próximas semanas o mundo da política.
Baird disse que comunicou na segunda-feira ao primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, sua decisão de renunciar como responsável pelas Relações Exteriores e não se apresentar à reeleição de sua cadeira nas eleições gerais programadas para outubro deste ano.
O político conservador, de 45 anos, não ofereceu detalhes sobre as razões de sua renúncia, o que representa para Harper a perda de um de seus homens de confiança no partido e no governo.
Em seu discurso na câmara dos Comuns, Baird louvou a política de Harper, dizendo que começou a acreditar nesse modelo há anos e segue acreditando nisso “após todos estes anos”.
Baird disse que desde a chegada ao poder do Partido Conservador, em 2006, o Canadá “ganhou peso” no mundo e fez uma especial menção ao apoio que ele pessoalmente e o governo de Harper ofereceram “à única democracia no Oriente Médio”, Israel.
A renúncia de Baird ocorre quando os partidos canadenses aceleram seus preparativos para as eleições gerais que estão previstas para outubro.
As enquetes dizem que Harper e o Partido Conservador encaram uma difícil batalha para a reeleição.
Os analistas políticos também destacaram que com a renúncia, Baird terá direito a uma pensão federal mais generosa do que se tivesse se mantido no cargo até as eleições.
Isto permitirá que Baird comece a receber uma pensão federal dentro de 10 anos que será somada ao valor que receberá por ter sido anteriormente deputado na província de Ontário. EFE
jcr/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.