Ministro das Relações Exteriores da C. do Norte faz visita surpresa à Rússia
Moscou, 13 mar (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Su-yong, chegou nesta sexta-feira à Rússia em uma visita surpresa para se reunir com o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov.
“Aconteceu uma troca de ideias sobre o desenvolvimento das relações bilaterais, a situação na península coreana e na região do Nordeste da Ásia, e outros problemas internacionais de interesse comum”, informou o Ministério russo em comunicado.
Ri se reuniu com Lavrov aproveitando que estava em Moscou de passagem rumo a Pyongyang após visitar durante quatro dias a vizinha Bielorrússia.
Nesta semana, Rússia e Coreia do Norte declararam 2015 como “O ano da amizade”, com o objetivo de levar as relações entre os antigos aliados comunistas “a um novo nível”, tanto político como econômico.
Durante os últimos meses vários altos cargos norte-coreanos visitaram Moscou para preparar a viagem do líder Kim Jong-un, que chegará em maio a Moscou em sua primeira visita ao exterior desde que assumiu o poder há três anos após a morte de seu pai, Kim Jong-il.
O líder comunista norte-coreano aceitou o convite para participar, em 9 de maio, dos festejos por ocasião do 70° aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1945), que incluirá um parada militar na Praça Vermelha.
A Rússia realizou vários projetos na península coreana, tais como o cabo de um gasoduto intercoreano e o enlace da ferrovia coreana Transiberiana.
Kim Jong-il nunca anunciava suas visitas antecipadamente por motivos de segurança e assim ocorreu na última que realizou à Rússia em um trem blindado em 2011, alguns meses antes de morrer.
O avô do atual líder norte-coreano, Kim Il-sung, contou com o apoio da KGB para fundar a República Democrática Popular da Coreia do Norte em 1948. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.