Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido apresenta renúncia

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2014 20h41

Londres, 14 jul (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, apresentou sua demissão e permanecerá como líder da Câmara dos Comuns antes de se retirar como deputado no próximo ano, informou a residência oficial de Downing Street.

Parlamentar pelo circunscrição de Richmond, no norte da Inglaterra, Hague renunciou em meio a uma reformulação de governo iniciado pelo primeiro-ministro David Cameron.

Segundo Downing Street, Hague – ex-líder do Partido Conservador – era considerado um dos “pesos pesados” do governo de Cameron, cujo reajuste afeta principalmente postos de menor categoria, e não os ministérios mais importantes.

“William Hague foi uma das principais luzes do Partido Conservador durante uma geração, liderando o partido”, disse Cameron após tomar conhecimento da renúncia.

“Não apenas ele foi um ministro das Relações Exteriores de primeira classe, mas também um próximo colaborador, bom conselheiro e grande amigo”, acrescentou o primeiro-ministro, que especificou que Hague terá um trabalho muito importante visando as eleições gerais que serão realizadas em maio do próximo ano.

Por sua vez, Hague, de 53 anos, expressou sua satisfação por ocupar o posto de líder da Câmara dos Comuns e de fazer campanha para que os “tories” permaneçam no poder após o pleito.

“Depois das eleições gerais, vou voltar a escrever enquanto dou meu apoio ao Partido Conservador e faço campanha a favor de causas internacionais nas quais eu acredito”, acrescentou.

Hague está muito comprometido com uma campanha que lidera com a atriz Angelina Jolie para combater o abuso sexual das mulheres nas zonas de guerra, o que o levou a organizar em Londres, em junho, uma conferência internacional sobre o tema.

No reajuste do governo – que Cameron completará nesta terça-feira -, o deputado conservador Ken Clarke, de 74 anos, deixou seu cargo de ministro sem pasta. O veterano político começou sua carreira como deputado em 1970 e ocupou vários postos de responsabilidade em governos conservadores como os de Margaret Thatcher e John Major, entre eles o de ministro da Economia entre 1993 e 1997.

Além de Clarke, outro político afetado por esta reformulação é David Jones, a quem Cameron destituiu como ministro para o País de Gales, um cargo que ocupava há dois anos.

Até o momento, além de Clarke e Jones, também foi divulgado que outro ministro que deixará o cargo com a reformulação será Nick Hurd, que anunciou no Twitter que renunciará como secretário de Estado para a Sociedade Civil após seis anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.