Ministro de Finanças diz que Reino Unido tem que fazer mais pelos refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2015 11h39
  • BlueSky

Londres, 6 set (EFE).- O ministro de Finanças do Reino Unido, George Osborne, afirmou neste domingo que o Reino Unido “tem que fazer mais” para ajudar os refugiados que fogem do conflito na Síria.

Em entrevista à “BBC”, Osborne defendeu que parte do orçamento que o país destina à ajuda internacional, cerca de 12 bilhões de libras (cerca de R$ 70 bilhões) anuais, pode ser distribuído às prefeituras britânicas para que elas forneçam casas aos refugiados.

“Temos que avaliar o que nossos serviços públicos e nossas infraestruturas podem suportar”, disse Osborne.

“Gastamos 250 milhões de libras em países como Síria, Jordânia e Turquia. Temos que repensar em profundidade como estamos utilizando esse orçamento”, apontou o ministro.

A verba para ajuda humanitária “pode servir para dar apoio durante o primeiro ano aos refugiados, pode ajudar as autoridades locais a custear coisas como a habitação”, acrescentou.

Osborne antecipou que o primeiro- ministro, David Cameron, fará amanhã uma declaração no parlamento sobre a crise dos refugiados.

O premiê britânico já anunciou esta semana, durante uma visita a Madri, que está disposto a receber “vários milhares” de pessoas vindas da Síria, apesar de ter rejeitado um sistema de cotas dentro da União Europeia (UE).

Cameron defendeu um trabalho conjunto com os sócios europeus para encontrarem uma solução global à crise, mas lembrou que o Reino Unido não faz parte do espaço Schengen e não vê com bons olhos o sistema de distribuição proposto pela UE. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.