Ministro do Interior alemão não descarta atentado similar ao de Paris

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2015 17h29

Berlim, 8 jan (EFE).- O ministro de Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, disse nesta quinta-feira “não se pode descartar” a possibilidade de ocorrer neste país “um atentado similar” ao registrado ontem em Paris contra o semanário satírico “Charlie Hebdo”, pois nem o melhor trabalho policial é capaz de evitar esse tipo de ação.

Em entrevista para a emissora da televisão pública “ZDF”, De Maizière explicou que no domingo terá em um encontro com o ministro de Interior francês, Bernard Cazeneuve, para analisar a situação e compartilhar informação.

As forças de segurança alemãs, segundo o ministro, estão preparadas para atuar perante as ameaças terroristas e para aplicar as medidas necessárias, mas não existe risco zero. “Fazemos o que podemos”, justificou o dirigente.

A chanceler alemã, Angela Merkel, ressaltou hoje as boas relações que existem no país com a “imensa maioria dos muçulmanos”, mas admitiu também a existência de elementos “isolados” conectados com o jihadismo, o que exige a manutenção das medidas de segurança.

Em entrevista coletiva, Merkel assegurou que o governo faz e fará tudo o que estiver em suas mãos para proteger todos os cidadãos na Alemanha, “sejam judeus, cristãos, muçulmanos ou pessoas que não professam nenhuma religião”.

O atentado de ontem contra a revista francesa “Charlie Hebdo”, que publicou no passado caricaturas de Maomé, deixou doze mortos e foi cometido por homens encapuzados, armados com fuzis longos, aos gritos de “Alá é grande”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.