Ministro do Itamaraty visita Chile e participa de seminário da Apec

  • Por Agencia EFE
  • 05/05/2014 13h57
  • BlueSky

Brasília, 5 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, realizará amanhã, terça-feira, uma visita de trabalho ao Chile, onde se reunirá com seu colega chileno, Heraldo Muñoz, e participará de um seminário paralelo a uma reunião empresarial do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Um mês depois de Muñoz vir a Brasília, sua primeira visita ao exterior desde o início do novo mandato da presidente Michelle Bachelet, os chanceleres dos dois países voltam a se reunir para “passar em revista os principais temas das relações bilaterais”, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Itamaraty.

De acordo com a nota, Figueiredo aproveitará a visita para participar de um debate sobre “o Diálogo Atlântico-Pacífico e Oportunidades de Comércio e Investimento na América Latina”, promovido em Santiago paralelamente ao II Conselho Consultivo Empresarial da Apec.

Na reunião que tiveram em 3 de abril em Brasília, os dois chanceleres chegaram a um acordo para trocar informação sobre as violações de direitos humanos registradas nos países em suas respectivas ditaduras.

E decidiram pela incorporação de um diplomata brasileiro na missão chilena que ocupa um assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com o Itamaraty, o Chile é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na América Latina. O comércio exterior entre 2009 e 2013 aumentou 65,3 %, para US$ 8,8 bilhões no ano passado.

O Brasil é o principal destino dos investimentos do Chile no exterior, com US$ 24,6 bilhões. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.