Ministro espera melhora na relação entre Brasil e Argentina com Macri no poder

  • Por Tiago Muniz / Jovem Pan
  • 10/12/2015 11h38
Tiago Muniz / Jovem Pan ministro do desenvolvimento

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, espera que a transição de poder na Argentina proporcione um comércio “mais fluido e revitalizado.” Maurício Macri assume a presidência do país vizinho nesta quinta-feira (10).

Monteiro Neto participou da abertura de um fórum sobre exportações promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo na manhã desta quinta, na zona norte da capital paulista. Durante a conferência, ele afirmou que o novo governo argentino sinaliza que deve suspender medidas que travam as relações econômicas entre as duas nações.

O ministro espera notadamente melhorias nos setores calçadista, automobilístico e de máquinas agrícolas. Apesar de toda a disposição, Monteiro Neto lembra que o executivo não resolve essas questões sozinho. “A Argentina tem problemas cambiais, portanto não é algo que se resolve só pela vontade [do presidente]. Há o problema do fluxo de divisas e isso afeta o comércio, mas nos confiamos que a Argentina vai promover ajustes na economia na direção de que possamos ter um comércio mais fluido e revitalizado”, disse.

O titular do desenvolvimento também acredita que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia possa ser desatado até o começo do ano que vem.

Macri foi recebido pela presidente Dilma na sexta-feira passada (EFE/Adriano Machado).

Impeachment

Armando Monteiro Neto, que é senador licenciado pelo PTB de Pernambuco, acredita que a sigla deve se posicionar contra um eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“O PTB esteve, todos esses anos, na base do governo e tem compromissos com o governo. Não há o entendimento, no nosso juízo, de que existam os requisitos constitucionais e é evidente que o PTB tem que estar claramente postado contra o impeachment. E eu tenho certeza que isso corresponderá a vontade majoritária da bancada”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.