Ministro indiano morre em acidente de trânsito em Nova Délhi

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2014 02h35

Nova Délhi, 3 jun (EFE).- O ministro de Desenvolvimento Rural da Índia, Gopinath Munde, morreu nesta terça-feira após sofrer um acidente de trânsito quando se dirigia ao aeroporto de Nova Délhi, uma semana após tomar posse do cargo.

“Meus sentimentos para um líder dinâmico cuja morte prematura deixa um vazio difícil de encher”, escreveu o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em sua conta oficial no Twitter.

Modi garantiu em outra mensagem que Munde era “um verdadeiro líder de massas”, que “oriundo das classes baixas da sociedade, atingiu níveis elevados e serviu ao povo incansavelmente”, por isso “é uma grande perda para a nação e o governo”.

O ministro morreu enquanto era atendido em um hospital, após ter sofrido um acidente de trânsito em uma avenida da capital indiana, quando se dirigia para o Aeroporto Internacional Indira Gandhi em um carro oficial, segundo informações do jornal local “The Times of India”.

O titular de Desenvolvimento Rural deveria pegar um avião rumo a Mumbai, no leste do país, de onde sairia para participar de comícios nas localidades de Beed e Parali, em Maharashtra, seu estado natal.

O acidente aconteceu por volta das 6h30 locais (22h de Brasília da segunda-feira) e Munde morreu no hospital cerca de 1h30 depois. O funeral está previsto para amanhã em Latur, a cidade onde nasceu.

Líder juvenil do Bharatiya Janata Party (BJP), o partido do novo governo indiano, Munde liderou a oposição em Maharashtra entre 1992 e 1995. De 1995 a 1999 foi vice-presidente deste estado e em 2009 chegou ao Parlamento nacional indiano.

Munde era um dos 23 ministros do gabinete de Modi, constituído há apenas uma semana depois da posse do líder do BJP como primeiro-ministro, que venceu as eleições gerais na Índia por maioria absoluta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.