Ministro principal norte-irlandês renuncia ao cargo

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2015 18h41

Londres, 10 set (EFE).- O ministro principal da Irlanda do Norte, Peter Robinson, líder do Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês), anunciou nesta quinta-feira sua renúncia e a de vários ministros, após as recentes revelações sobre a suposta atividade de ex-membros do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Em entrevista coletiva, Robinson disse que a ministra de Finanças, Arlene Foster, vai ser a ministra principal interina para assegurar “que nacionalistas e republicanos não tomem decisões financeiras e de outro tipo que possam ser prejudiciais para a Irlanda do Norte”.

A saída de Robinson afunda em uma crise o governo autônomo de poder compartilhado entre unionistas e republicanos, mas em princípio as instituições poderão continuar funcionando.

Robinson disse que renunciava por causa da recusa de seus parceiros de governo de suspender a Assembleia (Legislativo) até que a Polícia esclareça o suposto envolvimento de ex-membros do teoricamente inativo IRA em um assassinato cometido em agosto.

O Partido Social-Democrata e Trabalhista (SDLP), o Sinn Féin e o Partido Unionista do Ulster (UUP) votaram hoje contra uma moção para suspender o Parlamento autônomo.

A Polícia norte-irlandesa deteve ontem três homens em relação à morte no mês passado de Kevin McGuigan, ex-membro do IRA, entre eles o conhecido político do Sinn Féin Bobby Storey.

“O fracasso do SDLP e do Sinn Féin na aplicação dos Acordos de Stormont, junto com a análise do delegado sobre o suposto envolvimento do IRA em um assassinato, a possível vigência das estruturas do IRA e as detenções subsequentes levaram ao limite o governo autônomo”, declarou Robinson.

O líder do DUP disse que saiu do governo devido à decisão de “republicanos, nacionalistas e do Partido Unionista do Ulster de continuar como se nada tivesse acontecido na Assembleia”.

A morte de McGuigan já levou no final de agosto o UUP a sair do governo, o que deixou o Executivo com quatro legendas: o Sinn Féin, antigo braço político do IRA – que renunciou a sua atividade em 2005 -, o SDLP e o Partido da Aliança da Irlanda do Norte (APNI), além do DUP.

Gerry Adams, presidente do Sinn Féin, declarou que a rivalidade eleitoral entre os partidos unionistas UUP e DUP está motivando a crise política vivida pela Irlanda do Norte e pôs em dúvida o processo que levou à detenção de Bobby Storey. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.