Ministro russo garante que não haverá nova corrida armamentista contra os EUA
Moscou, 27 set (EFE).- O ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou neste sábado que não haverá uma nova corrida armamentista entre Rússia e Estados Unidos por causa da piora das relações bilaterais pelo conflito na Ucrânia.
“Permita-me assegurar-lhes que não haverá nenhuma corrida armamentista (entre os países), no entanto, nossa segurança permanecerá garantida sólida e adequadamente”, disse em entrevista ao canal 5 da televisão russa.
O titular das Relações Exteriores acrescentou que para alcançar estes objetivos a Rússia conta com “todos os meios, o potencial, a vontade política e especialistas muito profissionais” e que “não deve haver preocupações a respeito”.
“Temos nossos interesses nacionais, incluídos os interesses de segurança nacional e a disposição a resistir a qualquer ameaça. Estamos nos dedicando a isso”, garantiu.
Moscou reiterou suas esperanças de que não haverá uma nova Guerra Fria pela situação no leste da Ucrânia, semelhante à que protagonizaram ambos países durante a época da União Soviética.
As relações entre Moscou e Washington aparentemente vivem seus piores tempos desde a queda da URSS pelo conflito armado entre separatistas pró-Rússia e o exército de Kiev nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk, pelo qual os EUA culpam o Kremlin, assim como pela anexação da Crimeia pela Rússia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.