Ministro taiuanês homenageia Sun Yat-sen na China após reunião histórica

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 11h42

Pequim, 12 fev (EFE).- O ministro de Taiwan responsável pelas relações com Pequim, Wang Yu-chi, fez nesta quarta-feira uma homenagem ao histórico fundador da República da China, Sun Yat-sen, no mausoléu onde está enterrado, um dia após protagonizar a primeira reunião oficial entre acusações da China e Taiwan em 65 anos.

No segundo dia de sua viagem a Nanquim (leste da China), Wang visitou o mausoléu do pai do Partido Nacionalista Kuomintang (KMT, o mesmo que atualmente governa Taiwan) e fez reverências à estátua de Sun e seu sarcófago, informou a agência oficial “Xinhua”.

Sun Yat-sen (1866-1925) é uma figura apreciada igualmente por comunistas e nacionalistas do Kuomintang, já que para os primeiros seu papel foi crucial para derrubar o Império Qing e para os segundos é o pai do regime que herdou Taiwan, cujo nome oficial ainda é “República da China”.

Na terça-feira, Wang, ministro do Conselho de Assuntos da China Continental do governo taiuanês, também se reuniu em Nanquim com seu colega chinês Zhang Zhijun, ministro do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês, no primeiro encontro governamental sino-taiuanês desde a guerra civil que separou ambos os territórios (1945-49).

Na reunião foi acordado manter um canal regular de contatos que substituirá as conversas que durante mais de 20 anos China e Taiwan mantiveram através de duas organizações não oficiais, a chinesa Associação para as Relações através do Estreito de Taiwan e a taiuanesa Fundação Intercâmbios do Estreito.

Além disso, Zhang aceitou o convite de visitar a ilha taiuanesa, onde prosseguirão os contatos intergovernamentais, assim como impulsionar as negociações para estender o acordo de livre-comércio que China e Taiwan assinaram em 2010.

A visita de Wang foi considerada como um grande passo adiante nas complicadas relações entre China e Taiwan, já que representa certo reconhecimento chinês, até com reservas, de organismos e altos cargos estatais da “ilha rebelde”.

Taiwan se emancipou da China em 1949, quando 2 milhões de membros e partidários do exército nacionalista do KMT se refugiaram na ilha após serem derrotados pelas milícias comunistas de Mao Tsé-Tung.

Após décadas de confrontos, Taiwan e China protagonizam o melhor momento de suas relações em 60 anos, que coincidiu com o retorno do KMT ao poder na ilha em 2008, após oito anos de governo do separatista Partido Democrata Progressista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.