Ministros da Alemanha, França, Ucrânia e Rússia se reunirão na segunda-feira
Berlim, 9 jan (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, Ucrânia, Pavlo Klimkin, Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e França, Laurent Fabius, acordaram nesta sexta-feira manter uma reunião na próxima segunda-feira em Berlim para tentar buscar uma saída política à crise no leste da Ucrânia.
Segundo informou em comunicado o chefe da diplomacia alemã, os quatro mantiveram nesta sexta-feira uma conferência telefônica para analisar a evolução do conflito e Berlim se ofereceu a acolher uma reunião para continuar com as conversas.
“Embora ainda restam muitas questões difíceis que esclarecer e realmente não foram registrados avanços, queremos fazer todo o possível para facilitar um compromisso político que ajude a melhorar a situação no leste da Ucrânia”, destacou Steinmeier.
Segundo o ministro alemão, os acordos de Minsk de setembro devem ser a guia para os seguintes passos, embora “até sua completa implementação, resta um caminho longo e pedregoso”.
Steinmeier explicou que o objetivo da reunião de segunda-feira, que acontecerá no final da tarde é tentar eliminar obstáculos nas negociações.
No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores não cita a possibilidade da realização, na próxima semana, de uma cúpula em Astana, capital do Cazaquistão, dos líderes dos mesmos quatro países.
Para analisar esta questão, Angela Merkel se reuniu hoje a portas fechadas com o presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, embora os porta-vozes do governo tenham deixado claro antes da entrevista que a cúpula de Astana “só faria sentido se fosse possível esperar passos concretos e avanços”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.