Ministros da zona do euro deixam decisão sobre Grécia para cúpula de líderes
Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro (Eurogrupo) terminaram a reunião deste domingo sem definir um acordo que permita abrir as negociações para conceder um terceiro pacote de ajuda financeira à Grécia, questão que deixam agora para os chefes de Estado e de Governo da zona do euro.
“O Eurogrupo terminou. Passamos a tarefa à cúpula de líderes do euro”, disse o ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, que também revelou que foram obtidos “progressos”.
Em sua chegada à cúpula da zona do euro, realizada na sede do Conselho Europeu, em Bruxelas, a poucos metros de onde permaneciam reunidos os ministros de Finanças, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, também disse que “houve avanços”, mas que “ainda restam assuntos importantes a serem resolvidos”.
“Agora informarei aos líderes sobre como estão as negociações para que possam estudar como chegar a um acordo”, disse o holandês.
Ao término da reunião do Eurogrupo, o ministro de Finanças da Grécia, Euclidis Tsakalotos, que não se pronunciou sobre a negociação nos dois dias em que acontece em Bruxelas, foi até o Conselho Europeu para se juntar à delegação liderada pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.