Ministros de Colômbia e Venezuela terminam reunião sem revelar resultados
Caracas, 23 set (EFE).- As equipes ministeriais da Colômbia e da Venezuela reunidas em Caracas para combinar medidas que permitam a “normalização progressiva” da fronteira comum terminaram o encontro desta quarta-feira sem informar de seus resultados.
A reunião, realizada na Casa Amarilla, sede da chancelaria venezuelana, concluiu depois de cinco horas e meia, após o que os participantes saíram sem dar declarações à imprensa.
A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, informou ontem que as equipes ministeriais abordariam temas de segurança relacionados com a atuação de grupos armados e o narcotráfico na fronteira terrestre, de mais de 2.200 quilômetros.
Além disso, acrescentou que se iniciariam as discussões entre as equipes econômicas para atuar perante o que a Venezuela denunciou como um “ataque à moeda venezuelana”, que alcança altos índices de desvalorização, supostamente por culpa do país vizinho.
Esta reunião fez parte dos acordos alcançados na segunda-feira no Equador pelos presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, em um esforço para normalizar a situação na fronteira, que está fechada há mais de um mês por decisão venezuelana.
Na reunião de Quito, os presidentes concordaram com a “normalização progressiva da fronteira”, o retorno de seus respectivos embaixadores e a abertura de uma investigação sobre a situação fronteiriça, assim como em tratar com suas equipes ministeriais “os temas sensíveis”. EFE
igr/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.