Ministros de Interior da UE se reunirão no dia 22 por crise refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 18h19

Bruxelas, 15 set (EFE).- A presidência rotativa da União Europeia, que é ocupada por Luxemburgo neste semestre, convocou um novo Conselho de ministros europeus de Interior para o próximo dia 22, a fim de conseguir finalmente um acordo sobre a crise de refugiados.

“A presidência quer que o Conselho adote uma decisão sobre um mecanismo provisório para a distribuição de 120 mil pessoas com necessidade de proteção internacional dos Estados-membros expostos a fluxos migratórios maciços”, explicou o titular de Relações Exteriores, Europeus e de Imigração e Asilo de Luxemburgo, Jean Asselborn.

O ministro acrescentou em comunicado que seguirá consultando seus colegas antes da reunião extraordinária, a fim de tentar acercar posturas.

A UE enfrenta um momento crítico no qual está em jogo sua credibilidade internacional depois que os países comunitários foram incapazes de superar sua divisão interna e respaldar a repartição de 120 mil refugiados que a Comissão Europeia tinha proposto.

Países como Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Romênia rejeitam abertamente o sistema de cotas e seu caráter obrigatório.

Pouco antes do anúncio de Asselborn, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que anunciará nesta quinta-feira se convoca ou não uma cúpula extraordinária de chefes de Estado e do governo da UE para tratar a crise de refugiados, como pediram Alemanha e Áustria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.