Ministros do Japão e EUA se reunirão para tratar sobre Acordo Transpacífico
Ministros dos Estados Unidos e do Japão se reunirão em Tóquio entre domingo e segunda-feira para tratar sobre os progressos na negociação do Acordo de Associação Transpacífico (TPP), informou neste sábado a imprensa japonesa.
O ministro de Política Econômica e Fiscal do Japão, Akira Amari, e o represente de Comércio Exterior dos EUA, Michael Froman, discutirão “certos avanços” conseguidos nas reuniões técnicas realizadas na última sexta-feira, disse Amari em entrevista à emissora estatal “NHK”.
A cúpula ministerial vai ocorrer uma semana antes da viagem aos EUA do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que se reunirá com o presidente americano, Barack Obama, para debater assuntos econômicos e de segurança, incluindo os progressos no TPP.
Apesar da recente evolução nas negociações, ainda existem certos obstáculos que precisam ser resolvidos, destacou o ministro japonês em relação à oposição do Japão em abrir seu mercado de produtos agrícolas e de retirar as tarifas sobre automóveis importados.
“Será difícil lembrá-lo (Froman) de tudo na segunda-feira”, admitiu Amari, acrescentando que o objetivo da conversa é “reduzir as diferenças para conseguir um acordo” já para a próxima cúpula ministerial entre países que negociam o TPP, prevista para maio.
Participam da criação do bloco 12 países, entre eles Austrália, Brunei, Chile, EUA, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Vietnã, Canadá e o México.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.