Ministros paraguaios buscam no Brasil financiamento para infraestruturas

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2014 21h16

Brasília, 30 jan (EFE).- O ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite e o de Obras Públicas, Ramón Jiménez, apresentaram nesta quinta-feira a empresários brasileiros um plano de investimentos em infraestruturas de US$ 7 bilhões com o objetivo de captar financiamento.

O anúncio, realizado hoje em Brasília aos empresários da Confederação Nacional de Indústrias (CNI), está dentro de uma missão de dois dias na qual os ministros paraguaios buscam investimentos no Brasil.

Durante o encontro, no qual também participou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, os paraguaios apresentaram alguns projetos que ainda estão no papel, como a construção de uma rede ferroviária que uma portos do Brasil e Chile, passando pelo Paraguai, informou a CNI.

Além do plano de investimento público-privado de US$ 7 bilhões que o governo paraguaio pretende desenvolver nos próximos cinco anos, os ministros ressaltaram os atrativos de sua economia, destacando “a inflação controlada” e a “crescimento recorde”.

“O Paraguai tomou a decisão política de ser um país sério e um país sério é aquele onde se cumpre a lei. Além disso, estamos ao lado de um país continental como é o Brasil. Temos tudo para ganhar e para complementar a nossas cadeias produtivas, temos regimes muito competitivos”, afirmou o ministro Gustavo Leite em declarações recolhidas pela CNI.

No dia 17 de fevereiro, um grupo de empresários e investidores brasileiros viajará ao país vizinho para conhecer de perto as oportunidades de negócio, investimentos e incentivos fiscais do Paraguai.

Horas antes do encontro com os empresários, os ministros paraguaios se reuniram com Pimentel, com quem também abordaram o financiamento de infraestruturas, assim como a possibilidade de externalizar alguns processos pontuais da cadeia de produção brasileira no Paraguai, segundo a assessoria de imprensa do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Amanhã sexta-feira, os ministros paraguaios viajarão, acompanhados por Pimentel, a Belo Horizonte, Minas Gerais, onde participarão de um encontro de promoção de investimentos no Paraguai.

A reunião será na Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), dentro de uma agenda que inclui visita à Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.