Ministros paraguaios vêm para o Brasil visando captar recursos para o país

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 17h17

Assunção, 29 jan (EFE).- Os ministros de Indústria e Comércio, e de Obras Públicas do Paraguai, Gustavo Leite e Ramón Jiménez, respectivamente, embarcaram nesta quarta-feira rumo ao Brasil, em missão oficial de dois dias, voltada para a captação de investimentos.

A visita tem como primeira parada Brasília, onde amanhã está prevista reunião com Fernando Pimentel, titular da pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Dilma Rousseff.

No mesmo dia, os ministros paraguaios terão encontro com empresários da Confederação Nacional de Indústrias (CNI) e com o Conselho do BNDES, segundo comunicado do Ministério de Indústria e Comércio paraguaio.

Na sexta-feira, os ministros irão para Belo Horizonte, para onde viajarão com Fernando Pimentel. Na capital mineira participarão de um encontro de promoção de investimentos no Paraguai.

A reunião será na Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), e faz parte de uma agenda que inclui visita à Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

A vinda dos ministros paraguaios acontece graças a um convite do governo brasileiro, e acontece duas semanas após viagem de Pimentel para Assunção. Lá, o ministro brasileiro e Gustavo Leite assinaram plano de cooperação voltado para aumento dos investimentos brasileiros no país vizinho.

Leite anunciou na ocasião que o acordo selado servirá para estimular as “cadeias produtivas” instaladas no Paraguai por empresários brasileiros. Essas empresas exportam mais de US$ 200 milhões ao Brasil, em setores como calçado, confecções e autopeças. EFE