Miriam Belchior é oficializada como presidente da Caixa
São Paulo, 23 fev (EFE).- A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior foi nomeada oficialmente nesta segunda-feira, de acordo com publicação do Diário Oficial da União, nova presidente da Caixa Econômica Federal.
Belchior substituirá Jorge Hereda na presidência da instituição. A nova diretora da CEF foi ministra durante o primeiro mandado da presidente Dilma Rousseff e é considerada uma pessoa de sua confiança. Belchior foi substituída na pasta de Planejamento por Nelson Barbosa.
Durante a gestão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, ela foi coordenadora do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Segundo fontes, a Caixa Caixa Econômica Federal tem planos para abrir capital a partir deste ano.
Com origem nos movimentos sociais, Belchior iniciou sua carreira política no ABC paulista e foi casada com o ex-prefeito petista de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002. Quando o crime ocorreu, os dois estavam separados.
Engenheira de alimentos formada pela Universidade de Campinas (Unicamp), Belchior se tornou mestre em Administração Pública e Governamental pela Fundação Getulio Vargas (FGV),
A nomeação faz parte de uma série de mudanças que estão sendo implementadas por Dilma. Aldemir Bendine, que era presidente do Banco do Brasil, foi designado para assumir a Petrobras.
Em seu lugar, assumiu o vice-presidente de Negócios no Varejo do banco, Alexandre Abreu. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.