Missão chilena lança estratégia para duplicar exportações ao Brasil
São Paulo, 20 ago (EFE).- O governo do Chile lançou nesta quarta-feira uma nova iniciativa comercial com o objetivo de duplicar as vendas de seus principais produtos de exportação ao Brasil, como o salmão, o vinho e o azeite de oliva.
“No marco de nossa estratégia de ampliar os mercados na América Latina, o Brasil, por ser o maior da região, é o que mais oportunidades oferece e também tem um mercado para ser criado”, disse à Agência Efe o diretor da agência de promoção de exportações ProChile, Roberto Paiva.
Neste sentido, a ProChile lançou em São Paulo a marca “Azeite de oliva do Chile”, dirigida ao público em geral, chefes de cozinha e restaurantes.
“O azeite de oliva extra virgem é uma linha de exportação sofisticada que chega para acompanhar as exigências do consumidor brasileiro”, argumentou.
Paiva disse que sua viagem pelo Brasil, precedida por escalas na Argentina, Paraguai e Peru, faz parte da estratégia da presidente Michelle Bachelet de duplicar as exportações e agregar as pequenas e médias empresas às importações.
ProChile assinou um acordo com a agência do governo Apex para compartilhar espaços de promoção em terceiros países, como na feira Seitex, realizada na África do Sul.
Paiva contou que se reuniu em São Paulo com a associação de supermercadistas Apas com o objetivo de levar marcas chilenas às gôndolas brasileiras.
O Brasil, país que concentra a maior quantidade de restaurantes japoneses da América Latina, é abastecido pelo salmão do Chile, que também é o principal fornecedor de vinhos estrangeiros.
Segundo números do governo do chile, o comércio bilateral foi de US$ 9,27 bilhões em 2013, dos quais US$ 4,42 bilhões correspondem às exportações chilenas. EFE
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