Missão da UE na Somália cumpre objetivo de formar 1,4 mil soldados

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2015 15h12
  • BlueSky

Bruxelas, 20 fev (EFE).- A missão militar EUTM da União Europeia desdobrada na Somália para treinar soldados de segurança alcançou seu objetivo de formar 1,4 mil pessoas, informaram nesta sexta-feira fontes da operação.

A missão comunitária, que em janeiro de 2013 foi prolongada para um terceiro mandato até março próximo, começou em 2010 para contribuir com o reforço do governo Federal de Transição e com as instituições da Somália, como parte do apoio da UE a esse país para estabilizá-lo e responder às necessidades de sua população.

Nesta terceira fase foram formados 1,4 mil soldados, como tinha sido proposto, embora desde 2010 esse número chegue a mais de quatro mil soldados do Exército Nacional Somali.

Neste lance, a missão não só se dedicou ao treinamento, mas acrescentou tarefas complementares de assessoria estratégica.

À missão contribuíram cerca de 150 pessoas e um total de 12 Estados comunitários.

A princípio, a missão EUTM começou seu trabalho em Uganda devido à situação política e de segurança na Somália, em estreita colaboração com as Forças de Defesa do povo de Uganda, mas posteriormente transferiu seu quartel-general a Mogadíscio.

As áreas especializadas nas quais se centraram os formadores foram a polícia militar, a cooperação civil-militar, a inteligência, o comando de companhias e a engenharia de combate, segundo fontes da UE.

Também foram divididos módulos sobre lei humanitária internacional e direitos humanos, assim como sobre a proteção dos civis, especificaram.

A UE tem planos de continuar com esta missão até final de 2016 pondo mais ênfase na assessoria às forças somalis, algo que espera-se que seja aprovado pelo Conselho da União nas próximas semanas, indicaram à Agência Efe fontes comunitárias. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.