Missão OPAQ-ONU confirma destruição de 53,6% do arsenal químico

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 15h04
  • BlueSky

Nações Unidas, 20 mar (EFE).- A missão conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) e das Nações Unidas confirmou nesta quinta-feira que até o momento se destruiu ou retirou da Síria mais da metade do arsenal químico do país.

“No dia de hoje, 53,6% das armas químicas da Síria foram retiradas do país ou destruídas”, disse em um breve comunicado a chefe da missão para o desmantelamento do arsenal químico, Sigrid Kaag.

A diplomata holandesa destacou que representa um “progresso importante” no processo de desarmamento e acrescentou que a missão conjunta de OPAQ-ONU celebra o bom ritmo conseguido e espera que o governo sírio o mantenha.

Há duas semanas Kaag disse em Nações Unidas que o mês de março seria “crucial” para cumprir os prazos do desmantelamento do arsenal químico e então anunciou que se tinha destruído ou retirado da Síria “em torno de um terço” das armas.

O prazo estabelecido na resolução do Conselho de Segurança do ano passado para o desmantelamento e a destruição do arsenal químico sírio é 30 de junho e os responsáveis pela missão ainda acreditam ser possível conseguir esse objetivo.

A missão internacional realizou nas últimas semanas os progressos conquistados mas também pediu em repetidas ocasiões ao regime de Bashar al Assad que acelere seus esforços para concluir o processo nos prazos estabelecidos.

O plano da Opaq e a ONU contempla a mudança das armas químicas da Síria fora do país e sua destruição a bordo de uma embarcação especial da Armada dos Estados Unidos, em processo que deveria se completar no final de junho. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.