Mladic vai ao tribunal mas se nega a falar no julgamento de Karadzic

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2014 10h08

Maite Rodal.

Haia, 28 jan (EFE).- O ex-líder militar servo-bósnio Ratko Mladic compareceu nesta terça-feira ao Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), mas se recusou a testemunhar no julgamento do ex-líder servo-bósnio Radovan Karadzic, alegando razões de saúde e possíveis prejuízos a seu próprio processo.

“Desejo não testemunhar e me recuso a falar porque afeta minha saúde e porque, seguindo o conselho do meu advogado, pode prejudicar meus direitos como acusado em meu próprio julgamento”, respondeu Mladic a cada pergunta feita por Karadzic, que faz a própria defesa, embora conte com uma equipe de assessores legais.

O ex-líder servo-bósnio foi perguntado, entre outras coisas, se havia sido informado de que “os prisioneiros de Srebrenica seriam executados” e pediram que explicasse “as razões do ataque a Sarajevo”.

Os juízes se recusaram a obrigar o ex-general a responder, “para evitar sua própria inculpação”, segundo o juiz que preside a sala, O-Gon Kwon, após cada recusa de Mladic.

Em tese, o tribunal pode obrigar um acusado que comparece como testemunha a falar, se lhe der garantias de que seu testemunho não será usado contra ele em seu próprio processo.

Mladic, de 71 anos, aproveitava cada oportunidade de falar para pedir que os juízes o deixassem ler “uma declaração de apenas sete folhas” que havia preparado para a ocasião, o que os juízes negaram.

Mesmo assim, no início da audiência, Mladic chamou de “satânico” o alto tribunal da ONU, o que repetiu no final do pronunciamento quando agradeceu ironicamente ao juiz por não permitir que lesse seu discurso escrito, porque isso “confirma que este tribunal não é legal e sim uma corte satânica”.

O ex-general servo-bósnio é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade, entre eles o genocídio, cometidos durante a guerra da Bósnia, assim como do massacre de Srebrenica, local guardado à época por “boinas azuis” holandeses.

Karadzic e Mladic estão sob processos diferentes por acusações de crimes semelhantes e ambos insistem em sua inocência. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.