Mogherini pede coerência aos ministros do Interior para o refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2015 08h19

Bruxelas, 20 jul (EFE).- A alta representante para a União Europeia, Federica Mogherini, pediu nesta segunda-feira “coerência e solidariedade” aos ministros do Interior da União Europeia (UE) com relação às políticas de redistribuição de refugiados.

A chefe da diplomacia europeia destacou o trabalho que é realizado com os países de origem da imigração de acordo com a política externa europeia, mas afirmou que “agora é responsabilidade dos Estados-membros assumir o compromisso em matéria de hospitalidade e solidariedade”.

“Espero que os ministros do Interior de hoje tomem decisões coerentes compassadas com o que foi decidido os chefes de Estado e de governo”, disse Mogherini a respeito da decisão dos vinte E oito de redistribuir os chegados à UE mas sem cotas obrigatórias, como pretendia a Comissão Europeia.

Mogherini afirmou que se a UE “está unida na política externa, também deveria estar em sua vertente interna”.

Além disso, a alta representante reiterou que as decisões que correspondem aos países não são as de ter não só uma “política externa dirigida para a gestão da imigração, mas também uma política interna que inclui a solidariedade e o compartilhamento do amparo”.

Mogherini fez estas declarações durante sua chegada ao conselho de ministros de Relações Exteriores da UE, realizado hoje em paralelo a outra reunião extraordinária dos ministros de Interior dos vinte E oito para discutir sobre contribuições à repartição de 40 mil eritreus e sírios chegados à Itália e Grécia desde abril. EFE

lmi/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.