Mogherini pede renovação da cooperação entre Estados Unidos e União Europeia

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2015 22h29

Washington, 20 jan (EFE).- A chefe da diplomacia da União Europeia (EU), Federica Mogherini, afirmou nesta terça-feira que a cooperação entre os Estados Unidos e a União Europeia é histórica e representa o futuro, pedindo também uma renovação dos laços frente aos desafios como o combate ao terrorismo.

“Alguns desafios são tão difíceis que só uma renovada aliança transatlântica será capaz de enfrentá-los”, afirmou Mogherini em uma conferência no Instituto Brookings, em Washington.

Trata-se da primeira visita de Mogherini aos EUA como alta representante das Relações Exteriores da UE desde que assumiu o cargo, em novembro de 2014. Amanhã, ela se encontrará com o secretário de Estado americano, John Kerry, e assessora de Segurança Nacional da Casa Branca, Susan Rice.

Nesse sentido, Mogherini considerou como vital uma estreita cooperação dos órgãos de inteligência e segurança para enfrentar a instabilidade que atinge a Europa.

“Devemos compartilhar mais informação”, indicou ao comentar sobre os recentes atentados perpetrados por terroristas jihadistas vinculados à Al Qaeda da Península Arábica contra o semanário satírico “Charlie Hedbo” e um supermercado judeu em Paris, que deixaram 17 mortos.

Ela também comentou a política de sanções impostas pela UE, em parceria com o governo americano, à Rússia, como consequência do conflito na Ucrânia.

“As sanções contra a Rússia podem ser aumentadas ou reduzidas, mas baseadas em evidências. Até agora, a troca de prisioneiros é o única área onde vimos progressos após o acordo de Minsk”, afirmou Mogherini.

Nos últimos dias, os enfrentamentos entre os separatistas pró-russos e o governo de Kiev se intensificaram no leste do país. Ambos parecem ter deixado de lado o acordo de Misk, firmado em setembro do ano passado, quando as partes acertaram um cessar-fogo EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.