Moradores da fronteira colombiana denunciam incursão de soldados venezuelanos

  • Por Agencia EFE
  • 19/09/2015 03h19
  • BlueSky

Bogotá, 18 set (EFE).- Moradores do casario de Majayura, no município colombiano de Maicao, próximo da fronteira com a Venezuela, denunciaram nesta sexta-feira que militares venezuelanos entraram no país, informou hoje o exército da Colômbia.

O comandante da primeira divisão do exército, general Germán Saavedra, relatou em comunicado que o Grupo Blindado nº 10 recebeu “informações da comunidade, que um grupo com cerca de 15 integrantes da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) tinha entrado em território colombiano na região de Montelará, no corregimento de Majayura, município de Maicao”, no departamento (estado) da Camponesa.

A nota acrescenta que, segundo os habitantes locais, os militares venezuelanos atravessaram a fronteira “quando perseguiam um indivíduo, que se locomovia em uma motocicleta”.

A fronteira na passagem de Paraguachón, entre o departamento colombiano de La Guajira e o estado venezuelano de Zulia, está fechada desde 7 de setembro por ordem do presidente da Venezuela Nicolás Maduro.

O documento detalha que, segundo os moradores locais, os membros da GNB fizeram “disparos com armas longas” e depois iniciaram “a perseguição em um veículo 4×4, entrando em território colombiano por cerca de um quilômetro”.

De acordo com essa informação, o homem perseguido abandonou a motocicleta e entrou em uma casa. Já “os militares venezuelanos, depois que encontraram a moto, a incineraram e retornaram ao território venezuelano”.

Nessa região, o exército colombiano tem uma unidade cujos homens “se encontram entre três a cinco quilômetros da linha de fronteira, em missões de combate ao contrabando”. Após serem informados sobre a suposta invasão do território por militares colombianos, esses homens se dirigiram a pé para o local.

“Por causa desse episódio, o Comando do Exército ordenou a permanência das tropas no local (Majayura)” e um relatório pormenorizado do ocorrido foi entregue ao ministro da Defesa, que notificou o Ministério das Relações Exteriores “para os fins pertinentes”, de acordo com o comunicado.

Nesta semana, o Ministério da Defesa denunciou violações do espaço aéreo colombiano por aviões venezuelanos nessa mesma região e também no departamento de Vichada, no leste do país, que faz divisa com o estado venezuelano de Apure.

Estas denúncias surgem no meio da crise entre os dois países, que começou no dia 19 de agosto, quando o presidente Nicolás Maduro ordenou o fechamento de um trecho da fronteira, alegando combater o contrabando e as ações de supostos paramilitares, o que levou à expulsão de mais de mil colombianos da Venezuela. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.