Moradores de Bento Rodrigues votam para escolher local onde vila será reerguida

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/05/2016 12h12
  • BlueSky
O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu. Local: Distrito de Bento Rodrigues, Município de Mariana, Minas Gerais. Foto: Rogério Alves/TV Senado Rogério Alves / TV Senado Lama em Bento Rodrigues.

Os ex-moradores de Bento Rodrigues, o distrito de Mariana destruído em 5 de novembro do ano passado com o rompimento da barragem da Samarco, escolhem neste sábado, 7, o local em que a vila será reconstruída. A votação acontecerá no centro de convenções da cidade e está prevista para ser concluída às 17h.

Três áreas foram selecionadas pelas cerca de 230 famílias do distrito que tiveram as casas destruídas na tragédia. Um, conhecido como Bicas, pertence à própria Samarco e fica a cerca de 15 quilômetros de Mariana. O outro, chamado Carabina, está a cinco quilômetros da sede do município e o terceiro, o Lavoura, que pertence à siderúrgica ArcellorMittal, está a oito quilômetros da cidade. 

Entre os critérios utilizados para a definição dos terrenos que serão colocados em votação está a disponibilidade de água e condições naturais para a agricultura. Bento Rodrigues ficava a cerca de 30 quilômetros de Mariana. Além da destruição do distrito, a lama que vazou da barragem da Samarco matou 18 pessoas. Uma ainda está desaparecida.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.