Morales acusa EUA de desconhecerem dados da ONU sobre redução de coca

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 18h18
  • BlueSky

La Paz, 23 ago (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou neste domingo os EUA de desconhecerem os resultados de sua luta antidroga porque divulgou dados sobre as plantações de coca que considera falsos e convidou as autoridades desse país a verificar a redução dessas plantações certificada pelas Nações Unidas.

O líder boliviano criticou em entrevista coletiva na região de Tarija um relatório que os Estados Unidos publicaram no qual sustentam que a Bolívia tem 35 mil hectares de coca, apesar desta semana as Nações Unidas quantoficar em 20,4 mil.

“Peço, se for possível, ao Subsecretário de Estado dos Estados Unidos, que venha verificar, venha falar com as Nações Unidas e que venha aprender qual é o melhor método da luta contra o narcotráfico”, sustentou Morales.

O presidente se referiu à denúncia de seu Ministério de governo no sentido de que o Departamento de Estado dos EUA divulgou na sexta-feira em seu site oficial um relatório de seu escritório antinarcóticos que fala de uma superfície de 35 mil hectares de plantação de coca na Bolívia.

“Vou a pedir à Chancelaria que entre em contato com os Estados Unidos e que explique e informe os resultados (da luta antidroga) e o relatório das Nações Unidas” sobre a coca, sustentou.

O Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodc) indicou na segunda-feira anterior em um ato oficial em La Paz que a Bolívia registrou no ano passado 20,4 mil hectares de coca, o que reflete uma redução de 34% dessa plantação desde 2010.

A convenção antidroga da ONU mantém a folha de coca em sua lista de substâncias controladas, já que esta planta contém o alcaloide base para sintetizar seu derivado ilegal, a cocaína.

Morales ratificou que a luta contra o narcotráfico na Bolívia é “muito mais efetiva que antes” e é feita “sem bases militares” dos Estados Unidos, sem a Agência Antidrogas Americana (DEA) e sem recursos econômicos desse país em território boliviano.

Segundo a Unodc, em 2014, a Colômbia registrou 69 mil hectares (44% a mais que em 2013) e o Peru 42,9 mil (14% a menos que em 2013).

A Colômbia representou 52% da superfície mundial cultivada de folhas de coca em 2014, o Peru 33% e a Bolívia 15%.

Os três países são os maiores produtores mundiais da folha de coca e de seu derivado ilegal, a cocaína. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.