Morales anuncia cerimônia de posse mais curta “em respeito aos convidados”

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2015 16h08

La Paz, 13 jan (EFE).- A cerimônia de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales, prevista para o dia 22 de janeiro, será mais curta que em ocasiões anteriores “em respeito aos convidados”, segundo antecipou nesta terça-feira o líder.

Reeleito com 61,3% dos votos nas eleições realizadas em 12 de outubro, Morales iniciará seu terceiro mandato com a posse no Legislativo. Como já é tradição, um dia antes – 21 de janeiro – assumirá o poder em cerimônia indígena no sítio arqueológico de Tiahuanaco, a cerca de 90 quilômetros de La Paz.

“Meu discurso não será como antes, de horas e horas, em respeito aos convidados. Será de uns 40 minutos”, disse nesta terça-feira o governante em entrevista coletiva em La Paz, ao ser perguntado sobre o conteúdo do discurso de posse.

Sobre os chefes de Estado e de governo que comparecerão à cerimônia, disse que, segundo a Chancelaria boliviana, “garantiram” presença os presidentes do Equador, Rafael Correa; Paraguai, Horacio Cartes; e Venezuela, Nicolás Maduro.

Fontes oficiais confirmaram à Agência Efe que a presidente Dilma Rousseff também confirmou presença nesta terça-feira. O Chile informou que enviará o presidente da Corte Suprema chilena, Sergio Muñoz.

Morales informou que, pela primeira vez, um presidente africano assistirá sua posse presidencial, Teodoro Obiang, que governa a Guiné Equatorial desde o golpe de estado de 1979.

Sobre possíveis mudanças em seu gabinete de ministros, afirmou que pensa em reforçá-lo e que haverá mudanças, mas não detalhou em quais áreas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.