Morales critica presença de monarquia espanhola em posses na América Latina
La Paz, 12 jun (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, criticou nesta sexta-feira a presença da monarquia espanhola nas posses de governantes da América Latina, em discurso pronunciado na Universidade de Bocconi, em Milão.
“Pela primeira vez digo isto. Não consigo entender como é possível (que) o rei ou o príncipe vão à posse de presidentes da América Latina. É preciso atendê-los, recebê-los, não aceito, de verdade”, assinalou Morales no evento, transmitido na Bolívia pelo canal estatal.
O governante boliviano lembrou que o rei Felipe VI, quando era príncipe, esteve em suas duas cerimônias de posse, em 2006 e 2010, mas não participou da terceira, em janeiro.
“As duas vezes (anteriores) ele veio, em 2006 e 2010. Mas desta vez acho que se informou que não o aceitamos”, assinalou.
A Espanha esteve representada na posse de Morales este ano pelo presidente do Congresso dos Deputados, Jesús Posada.
O presidente boliviano criticou várias vezes as monarquias, e em julho de 2014 chegou a afirmar que são um “insulto à humanidade e à vida”.
Morales ratificou hoje que este novo milênio é um tempo “de povos organizados socialmente”” e que “não estamos em épocas de hierarquias, de oligarquias, de monarquias”.
Ele acrescentou que se a Europa “precisa de monarquias está em seu direito, mas que elas não podem se impor para a Bolívia nem para a América Latina”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.