Morre aos 85 anos a escritora britânica Ruth Rendell

  • Por Agencia EFE
  • 02/05/2015 12h34

Londres, 2 mai (EFE).- A escritora britânica de romance policial Ruth Rendell, autora de mais de 60 livros, morreu neste sábado em Londres aos 85 anos, informou sua editora, Penguin Random House.

Rendell, que sofreu um derrame em janeiro, inventou a popular série do inspetor Wexford e era conhecida pela grande profundidade psicológica de suas obras, que frequentemente abordavam problemas sociais.

Em comunicado, sua editora lamentou o falecimento da grande dama da suspense, cujas obras foram traduzidas em mais de 20 idiomas e a mais recente, “Dark Corners”, será publicada em outubro.

“Estamos muito tristes pela perda de uma de nossas mais queridas autoras”, disse a editora em comunicado.

“Ruth era parte de nossa família editorial e amiga de muitos de nós na Penguin Random House. Sentiremos muita saudade”, afirma a editora na nota.

Ruth Rendell, que se considerava politicamente de esquerda, se tornou em baronesa pelas mãos do governo trabalhista de 1997 e, desde a Câmara dos Lordes, impulsionou causas progressistas, entre elas a atual lei contra a mutilação genital feminina.

“Ruth era uma grande escritora, uma ativista pela justiça social, uma mãe e avó orgulhosa, uma amiga generosa e leal e seguramente a pessoa mais culta que conheci”, declarou Gail Rebuck, presidente da editora.

Nascida em 17 de fevereiro de 1930 em Londres, Ruth Barbara Grasemann, que começou sua carreira como jornalista, deixa um legado de mais de 60 romances que foram merecedores de vários prêmios. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.