Morre aos 87 anos o costureiro italiano Francesco Smalto
Paris, 6 abr (EFE).- O costureiro italiano Francesco Smalto morreu em Marrakech aos 87 anos, segundo confirmou nesta segunda-feira a casa que fundou em 1962 em Paris.
Especializado na confecção de trajes sob medida, Smalto esteve à frente de sua marca até que a vendeu em 2001.
Em comunicado, o ateliê que levava o nome do costureiro destacou o estilo criado por Smalto com a “silhueta próxima ao corpo”.
A estilista Youn Chong Bak, atualmente responsável pela Smalto e formada pelo fundador da casa, a qualificou de “mestre” e de “pessoa extraordinária” e assegurou que sempre tinha “palavras de afago”.
Segundo a imprensa marroquina, onde era muito apreciado por ser um dos costureiros preferidos do rei Hassan II, Smalto faleceu por uma crise cardíaca que o surpreendeu em seu hotel, onde foi encontrado morto no domingo de manhã.
O costureiro nasceu em 5 de novembro de 1927 na Calábria e começou muito jovem sua carreira no mundo da costura, com a criação aos 14 anos de um traje para um amigo.
Muito influenciado pelo estilo americano de corte, passou jovem pelo estúdio Harris dos Estados Unidos, que fazia os trajes do presidente John F. Kennedy.
Seu sonho sempre foi se instalar em Paris, algo que conseguiu nos anos 60 com um estilo próprio na confecção de trajes à medida que lhe renderam fama entre os chefes de Estado e atores. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.