Morre aos 87 anos o fotógrafo pessoal de Mao Tsé-tung

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2015 06h31
  • BlueSky

Pequim, 10 mar (EFE).- Lu Houmin, fotógrafo pessoal do líder chinês Mao Tsé-tung nos primeiros anos do regime comunista, morreu ontem aos 87 anos de idade, informou nesta terça-feira a agência oficial “Xinhua”, na qual também trabalhou.

Autor de algumas das fotos mais íntimas do Grande Timoneiro, incluídas algumas nas quais se mostra em seus momentos de lazer, jogando tênis de mesa ou se banhando na praia, Lu era considerado uma das melhores testemunhas da história recente da China.

Nascido em 9 de setembro de 1928 na província chinesa de Heilongjiang, Lu foi contratado para trabalhar como fotógrafo dos líderes comunistas em 1950, apenas um ano após do início da República Popular, quando ele tinha apenas 21 anos.

Lu recebeu vários prêmios nacionais e internacionais e suas imagens mostravam um Mao mais “humano” e próximo ao povo que o que mostraram as fotografias e cartazes do Grande Timoneiro nos anos 60 e 70, quando se fomentou o culto a sua personalidade durante a Revolução Cultural. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.