Morre aos 91 anos o fundador das Casas Bahia, Samuel Klein

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2014 11h46
14/05/1995 Samuel Klein, proprietário das Casas Bahia. [FSP-Dinheiro-16.07.97] (Foto: Janete Longo/Folhapress) Folhapress Samuel Klein

Faleceu na manhã desta quinta-feira (20) em São Paulo, em decorrência de insuficiência respiratória, o fundador das Casas Bahia, Samuel Klein.

O empresário havia completado 91 anos no dia 15 de novembro e estava internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. O corpo está sendo velado no Cemitério Israelita do Butantã, onde também ocorrerá o enterro, de acordo com assessoria de imprensa da família Klein.

Samuel Klein nasceu em Lublin, na Polônia e é o terceiro filho de nove irmãos. Com 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado para o campo de concentração de Treblinka junto a seu pai. Com pai carpinteiro, Klein afirmava que o ofício o salvou, uma vez que utilizava dessas habilidades para os trabalhos forçados no campo.

Em 1944 ele conseguiu fugir, mas permaneceu na Polônia até que a guerra acabasse. Em busca do pai em Munique, na Alemanha, Klein começou a vender produtos para as tropas aliadas e em cinco anos juntou dinheiro e casou-se com agora viúva, Ana.

Samuel Klein chegou ao Brasil em 1951 e em 1957 comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia”, como forma de prestar homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística.

“Com seu espírito empreendedor, criou os alicerces sólidos de uma companhia e foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento do varejo brasileiro. Foi a visão e o pioneirismo de Samuel Klein na oferta de crédito às camadas populares da população que possibilitou a realização dos sonhos de milhões de famílias brasileiras. A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuar crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores”, informou a Via Varejo em comunicado oficial para a imprensa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.