Morre baleado em Londres imã contrário ao regime sírio

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2015 12h11

Londres, 8 abr (EFE).- O imã sírio Abdul Hadi Arwani, crítico do regime do presidente Bashar Al Assad, foi encontrado morto em Londres com ferimentos a tiros, informaram nesta quarta-feira seus parentes.

O filho do imã, Morhaf Arwani, explicou que a família não consegue explicar o que aconteceu. “Neste momento sabemos o mesmo que os senhores”, afirmou à imprensa local o jovem na porta de sua casa, no bairro de East Acton, ao oeste da capital britânica.

A Scotland Yard, que não confirmou oficialmente a identidade da vítima, recebeu na terça-feira, às 11h15 (8h15,em Brasília), uma chamada alertando que havia um homem com ferimentos no peito no interior de um veículo estacionado no distrito de Wembley (noroeste de Londres).

Os agentes encontraram dentro de um veículo o homem ferido, que foi declarado morto pouco depois.

Arwani, que exerceu o papel de imã na mesquita londrina de An Noor entre 2005 e 2011, participou em 2012 de diversos protestos contra o governo de Assad diante da embaixada da Síria na capital britânica.

O imã, que estudou na Jordânia antes de se mudar para o Reino Unido, era um especialista em casamentos e processos de divórcio, segundo a Escola Universitária de Estudos Islâmicos em Londres.

Um escrito colocado nesta manhã na porta da antiga mesquita de Arwani lamentava sua “infeliz morte” e afirmava que será “lembrado com tristeza”.

“Era um homem muito querido, costumava conversar e ensinar aqui. A comunidade o admirava muito. Não era nenhum radical, de modo algum, ele não era assim”, disse à imprensa local um dos fiéis.

A polícia britânica informou que vai a realizar uma autópsia do corpo e que seus investigadores mantêm uma “opinião aberta” sobre os possíveis motivos do tiroteio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.