Morre ex-primeiro-ministro de Cingapura Lee Kuan Yew
Redação Internacional, 23 mar (EFE).- O ex-primeiro-ministro de Cingapura e fundador da cidade-estado, Lee Kuan Yew, morreu nas primeiras horas desta segunda-feira, data local, aos 91 anos.
Segundo um comunicado do escritório do Primeiro-ministro e filho de Lee, Lee Hsien Loong, Lee morreu às 3h18 (local) no Hospital Geral de Cingapura, onde estava internado desde 5 de fevereiro por causa de uma pneumonia aguda.
Após obter o autogoverno de mãos das autoridades coloniais britânicas Lee, que ocupou a chefia do governo singapureño desde 1959 até 1990, dirigiu o processo de independência em 1965 após um fracassado tentativa de união com a Malásia.
Lee Kuan Yew foi criticado por exercer seu governo com mão de ferro, manter severas restrições sobre a liberdade de expressão e fazer com que seus oponentes políticos estivessem na mira da justiça.
Apesar disso, foi respeitado e considerado como o arquiteto da prosperidade econômica de Cingapura que se tornou alvo de seu governo, apesar da falta de recursos naturais e da dependência da Malásia.
O funeral de estado será realizado em 29 de março após uma semana de luto. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.