Morre Hans Landauer, último brigadista austríaco da Guerra Civil espanhola

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2014 15h50

Viena, 21 jul (EFE).- O último brigadista austríaco, combatente republicano na Guerra Civil da Espanha (1936-1939), morreu aos 93 anos de idade, publicou nesta segunda-feira o jornal “Der Standard”.

Hans Landauer era cronista da participação austríaca na Guerra Civil, na qual entrou aos 17 anos de idade. Ele morreu em 19 de julho em sua cidade natal, Oberwaltersdorf, a cerca de 50 quilômetros ao sul de Viena.

Segundo “Der Standard”, até os últimos meses de sua vida Landauer estudou e documentou as biografias de seus companheiros brigadistas.

Seu dossiê sobre a participação austríaca na Guerra Civil Espanhola inclui as histórias de quase 1.400 voluntários que lutaram contra as tropas do general Franco e em defesa da legalidade republicana na Espanha.

Em 2003 Landauer publicou um livro com pequenas biografias de cada um desses voluntários austríacos.

Landauer chegou em 1937 à Espanha, onde se uniu à companhia MG do batalhão austríaco “12 de fevereiro” da brigada XI.

O nome de sua unidade fazia referência à breve guerra civil vivida na Áustria a partir de 12 de fevereiro de 1934 entre as forças social-democratas e o exército austro-fascista.

Ele foi detido pelas forças da ocupação nazista em 1940 em Paris, de onde foi enviado ao campo de concentração de Dachau, no sul da Alemanha, onde conseguiu sobreviver graças à solidariedade dos outros presos políticos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.