Morre importante comandante tribal próximo ao regime sírio
Beirute, 5 ago (EFE).- O líder do “Exercito das Tribos”, Jaysh al Ashaer, próximo ao regime de Bashar al Assad, morreu durante uma batalha na periferia de Deir Ezzor, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A ONG explicou que Ashaer era membro da tribo al-Shaitaat e lutou junto aos rebeldes até a entrada do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Deir Ezzor (nordeste), de onde era original. Após a invasão dos jihadistas nos povoados onde os al-Shaitaat habitavam, ele passou para o lado do regime.
O dirigente tribal estabeleceu um quartel perto da monumental cidade de Palmira, tomada pelo EI em 20 de maio e depois retornou às frentes de batalha contra os radicais na cidade de Deir Ezzor e seu aeroporto militar, assim como na cidade de Al Hasakah.
O Observatório explicou que Ashaer foi alvo de um ataque em um monte, próximo à base aérea de Deir Ezzor, embora não tenha revelado a data de sua morte.
Há um ano, a tribo al-Shaitaat se opôs ao avanço do EI em Deir Ezzor, que está quase totalmente controlada pelos jihadistas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.