Morre mais um trabalhador em acidente na central de Fukushima

  • Por Agencia EFE
  • 08/08/2015 06h36

Tóquio, 8 ago (EFE).- Um trabalhador da central atômica de Fukushima morreu neste sábado em um acidente de trabalho, segundo informou a operadora da usina, no que representa o terceiro incidente deste tipo nas instalações nucleares desde março de 2014.

O trabalhador, de 52 anos, foi achado às 6h30 (horário local, 17h30 de sexta-feira em Brasília) sobre a tampa do tanque de uma das máquinas utilizadas nas tarefas de desmantelamento e controle dos vazamentos da central, assinalou em comunicado a Tokyo Electric Power (TEPCO), proprietária da usina.

O homem, que morreu após ser transferido a um hospital próximo, teria sofrido o acidente enquanto limpava o tanque da máquina, empregada na construção de um muro de gelo subterrâneo destinado a conter os vazamentos radioativos.

O trabalhador tinha sido empregado por uma das terceirizadas que participam das obras nas instalações nucleares, segundo a TEPCO, que acrescentou que investiga as causas do acidente.

Em janeiro deste ano, outro empregado morreu na usina após cair em um tanque de armazenamento de água, enquanto em março de 2014 um operário morreu ao ser soterrado enquanto cavava uma fundação.

Cerca de 7.000 pessoas trabalham diariamente nas complicadas tarefas de desmantelamento da central, que após ser golpeada por um terremoto e tsunami em março de 2011 causou a pior crise nuclear da história desde a de Chernobyl (Ucrânia) em 1986.

A maioria dos trabalhadores estão vinculados trabalhosamente a até 800 terceirizadas diferentes, o que gera inquietação e críticas sobre suas condições trabalhistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.