Morre Maria Barroso, socialista histórica e ex-primeira-dama de Portugal
Lisboa, 7 jul (EFE).- A esposa do ex-presidente de Portugal Mário Soares, única mulher na foto de fundação do Partido Socialista português, Maria Barroso, morreu nesta terça-feira aos 90 anos em um hospital de Lisboa.
Maria Barroso, que estava internada após sofrer uma queda em casa em 26 de junho e estava em coma, morreu nesta madrugada, confirmaram à imprensa fontes do hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.
Maria Barroso se casou em 1949 com Mário Soares, o primeiro-ministro de Portugal entre 1976 e 1978, de 1983 a 1985, e presidente da República entre 1986 e 1996, com quem teve dois filhos, João e Isabel.
Além de seu envolvimento no Partido Socialista português desde sua fundação em 1973, Barroso foi atriz e ativista de várias causas a favor dos direitos humanos.
Um de seus últimos cargos foi o de presidente da Cruz Vermelha portuguesa, e diretora da fundação Pró Dignitate, que ela mesma fundou.
As bandeiras da sede dos socialistas ondeiam hoje a meio mastro e seu secretário-geral, António Costa, afirmou em comunicado compartilhar a “profunda sensação de perda, que agora é sentida por todos os socialistas”.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e o presidente da República, Aníbal Cavaco, entre outras personalidades do país, deram as condolências e os reconhecimentos à trajetória da ex-primeira-dama. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.