Morre Natalia Revuelta, mãe da filha “rebelde” de Fidel Castro

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2015 12h31

Miami (EUA.), 2 mar (EFE).- Natalia Revuelta Clews, a mãe da chamada “filha rebelde” de Fidel Castro, Alina Fernández Revuelta, morreu em Havana, aos 89 anos, com um enfisema pulmonar, segundo confirmaram fontes ligadas à família ao site “Caféfuerte”.

Revuelta, que tinha se recuperado de um acidente vascular cerebral sofrido em 2014, morreu no sábado passado em um hospital da capital cubana, onde estava internada desde a semana passada.

Segundo o site, os restos de “Naty”, como era conhecida pelos mais próximos, foram cremados no próprio sábado por decisão da filha Alina, que está exilada em Miami, segundo disseram fontes de Havana ao site.

A doença de Revuelta fez com que a filha retornasse à ilha após uma ausência de 21 anos, a maior parte desse período passada em Miami.

A filha “rebelde” de Fidel Castro, ex-modelo e jornalista, saiu de Cuba em 1993 com um passaporte espanhol falso e disfarçada de turista com uma peruca.

Conhecida por sua postura crítica contra o regime cubano, Alina Fernández Revuelta, de 58 anos, publicou em 1997 o livro autobiográfico “Alina. Memórias da filha rebelde de Fidel Castro”, um testemunho sobre sua discordância em relação ao regime e ao pai.

Fruto de uma relação extraconjugal de Natalia Revuelta com Fidel Castro, a filha disse em maio de 2014 à Agência Efe que sentia muita pena por não poder ver a mãe e descreveu o pai como um homem cruel.

Natalia Revuelta fundou o Movimento 26 de Julho e sempre se mostrou como uma defensora fiel do regime cubano.

Fidel Castro nunca reconheceu publicamente a filha fruto da relação amorosa com Revuelta, de ascendência inglesa e considerada uma das mulheres mais belas de Havana em sua época, que foi casada com o cardiologista cubano Orlando Fernández. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.