Morre o escritor, historiador e político colombiano Otto Morales Benítez
Bogotá, 23 mai (EFE).- O escritor, historiador e político liberal colombiano Otto Morales Benítez morreu neste sábado aos 94 anos em Bogotá, informaram fontes oficiais.
“Morreu Otto Morales Benítez, um lutador pela paz da Colômbia. Grande liberal, grande historiador e grande amigo. Meus pêsames a sua família”, escreveu o presidente Juan Manuel Santos em sua conta no Twitter.
Benítez, advogado de profissão, nasceu no povoado de Riosucio, no departamento de Caldas (centro), em 7 de agosto de 1920.
Representando o Partido Liberal ocupou diversos cargos no governo e em duas ocasiões foi indicado à presidência da Colômbia.
Em sua longa carreira política foi ministro do Trabalho e de Agricultura, senador, deputado regional e membro da Câmara dos Representantes (Deputados).
Como profundo conhecedor da história do país, foi diretor da Comissão de Paz do governo do presidente Belisario Betancur (1982-1986).
Além disso, foi membro das academias de História, Língua e Jurisprudência em países da América e da Europa, e recebeu doutorados honoris causa de várias universidades colombianas, assim como do México e do Peru.
Morales, autor de mais de 200 livros nos quais abordou diversidade de temas históricos e de outros gêneros, será sepultado em Bogotá, segundo seus familiares. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.