Morre o ex-presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier

  • Por Agencia EFE
  • 04/10/2014 14h37
  • BlueSky

Porto Príncipe, 4 out (EFE).- O ex-presidente do Haiti, Jean- Claude Duvalier, conhecido como “Baby Doc”, morreu neste sábado em consequência de um ataque cardíaco em sua casa de Porto Príncipe, segundo informou seu advogado, Reynold Georges.

Duvalier sucedeu seu pai no poder em 1971 e governou o país durante mais de 15 anos até 1986, após o que se exilou na França e retornou em janeiro de 2011.

Nasceu na capital haitiana em 3 de julho de 1951, e herdou o poder de seu pai, o ditador François Duvalier. Foi o 41º presidente do país.

Duvalier foi acusado de corrupção, violação de direitos humanos e repressão durante seu mandato. Ao longo do mesmo, sofreu vários atentados e em 1981 ficou ferido.

Em 1982 fracassou uma tentativa de derrocá-lo, planejada por um grupo de exilados sob o comando de Bernard Sansarico.

Quando tinha 19 anos, em 2 de janeiro de 1971, seu pai, o “Papa Doc”, apresentou uma emenda constitucional pela qual “a nação optava pela continuidade”, e lhe nomeou seu sucessor.

Ao longo de seu mandato, tentou certa liberalização, mais teórica que prática, adotou uma nova Constituição e convocou eleições legislativas em 1984, mas sem oposição, já que antes do pleito mandou encarcerar o presidente da Democracia Cristã, Sylvio Claude, e impediu que esse partido concorresse.

Anteriormente, em 1979, introduziu uma nova lei de imprensa que proibiu qualquer crítica ao presidente, ao governo ou aos oficiais de segurança.

Jornalistas e opositores foram deportados. Cerca de 100 mil deles fugiram do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.