Morre o ex-primeiro-ministro australiano Malcom Fraser
Sydney (Austrália), 20 mar (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Austrália, Malcom Fraser, um político liberal que exerceu um papel-chave na crise constitucional de 1975, morreu nesta sexta-feira aos 84 anos.
Fraser se transformou em 1975 no líder da oposição do então governo do trabalhista Gough Whitlam, cuja destituição provocou uma crise constitucional que terminou com a designação deste político liberal como primeiro-ministro interino até as eleições nas quais legitimou seu cargo.
O atual primeiro-ministro australiano, o conservador Tony Abbott, manifestou que tanto Fraser como Whitlam, falecido no ano passado, eram “cada um a sua maneira, ferozes patriotas australianos”.
Abbott enumerou algumas conquistas de Fraser como sua oposição ao apartheid, a realocação dos refugiados vietnamitas, a defesa dos direitos dos indígenas australianos e as leis a favor da liberdade de informação, entre outros.
“Ele se orgulhava de seu governo”, declarou Abbott em comunicado ao homenagear o homem que foi o 22º primeiro- ministro da Austrália e que governou entre 1975 e 1983. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.