Morre o poeta Tomas Tranströmer, Nobel de Literatura em 2011

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2015 15h31

Berlim, 27 mar (EFE).- O prêmio Nobel de Literatura de 2011, o sueco Tomas Tranströmer, morreu ontem aos 83 anos, informou nesta sexta-feira a Academia Sueca.

“Estamos tristes pela perda do poeta sueco Tomas Tranströmer, que morreu ontem aos 83 anos”, assinalou a Academia no Twitter, confirmando a notícia dada minutos antes pela imprensa local.

Tranströmer, que além de poeta era psicólogo e tinha se dedicado à reabilitação de delinquentes juvenis, nasceu em 1931 em Estocolmo e estreou em 1954 com o livro “17 dikter” (“17 poemas”).

A obra de Tranströmer foi traduzida para quase 50 idiomas, e entre outros prêmios importantes recebeu o Prêmio Bonnier para a Poesia, o Prêmio Neustadt e o Prêmio Petrarch da Alemanha.

“Através de suas imagens condensadas e translúcidas, Tranströmer nos deu um acesso fresco à realidade”, argumentou a Academia Sueca ao conceder o Nobel ao poeta.

Ele foi o primeiro poeta a receber o Nobel depois da polonesa Wislawa Szymborska em 1996.

Tranströmer sofreu um AVC em 1990, que reduziu sua fala e sua mobilidade, por isso a tradicional leitura feita todos os anos na Academia Sueca pelo agraciado com o prêmio foi, em seu caso, uma homenagem, assistida por ele na cadeira de rodas, acompanhado por sua mulher, Mónica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.