Morre paciente que recebeu transplante de primeiro coração artificial

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2014 18h43

Paris, 3 mar (EFE).- O primeiro paciente que recebeu, em dezembro, um transplante de um coração artificial morreu 75 dias depois da operação, informou nesta segunda-feira o hospital Georges-Pompidou.

O homem, de 76 anos, sofria de insuficiência cardíaca crônica, mas o hospital não deu mais detalhes sobre as causas da morte, que “só poderão ser conhecidas após uma análise profunda de vários dados médicos e técnicos”, assinalou.

O paciente tinha recebido um coração totalmente artificial desenvolvido por cientistas franceses a partir de tecidos específicos para evitar a rejeição e sem necessidade de ser acompanhado por um marcapasso.

Apesar da morte do paciente, o hospital considerou “importantes as primeiras lições que puderam ser extraídas deste ensaio clínico”, em particular no que se refere “à seleção do doente, ao acompanhamento pós-operatório, o tratamento e a prevenção das dificuldades encontradas”.

Também foi feita uma homenagem ao paciente, que o tempo todo foi “consciente do desafio a que se submetia e que enfrentou com confiança, coragem e vontade, dando uma contribuição memorável aos esforços empreendidos pelos médicos para lutar contra uma doença em plena evolução”.

O transplante do primeiro coração totalmente artificial em um paciente aconteceu no hospital Georges-Pompidou de Paris dia 18 de dezembro, e foi recebido com grande expectativa médica e midiática porque abria uma porta para a cura de milhares de doentes cardíacos que não têm acesso ao órgão de um doador.

Elaborado a partir de tecidos biológicos para reduzir o risco de rejeição, o coração foi desenvolvido pela empresa Carmat para funcionar de forma autônoma, após 15 anos de pesquisa.

A prótese gera uma circulação sanguínea em nível fisiológico e foi projetada para imitar à perfeição o funcionamento do coração humano, adaptando de forma autônoma seu ritmo à atividade do portador sem necessidade de um controle externo.

Ela foi desenvolvida com componentes, na sua maioria de origem animal, das válvulas cardíacas concebidas pelo professor Alain Carpentier, co-fundador da Carmat.

Graças a seus tecidos biológicos e a sua concepção autônoma, o coração pretende resolver, de acordo com seus criadores, os principais problemas que as prótese cardíacas artificiais enfrentam.

Entre eles a rejeição que costumam gerar as fabricadas com materiais artificiais, que provocam coágulos sanguíneos, o que multiplica os riscos de acidentes cardiovasculares.

Uma ameaça que se diminuiu graças ao uso de materiais biológicos na fabricação deste coração artificial.

Além disso, ele é dotado de sensores eletrônicos e de um complexo sistema electromecânico que detecta se o paciente está de pé, sentado ou deitado, a pressão venosa e arterial ligada a sua atividade, o que permite adaptar a frequência cardíaca e o fluido nas diferentes situações.

A concepção da prótese foi fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar no qual, além da experiência médica de Carpentier, participaram engenheiros do consórcio aeronáutico europeu Airbus Group. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.